segunda-feira, 8 de março de 2010

Brasil destaca-se no uso de energias renováveis

Escrito por: Fernanda Carreira

Default Text

Energia Renovável

Quase metade das fontes do país são renováveis, enquanto que no resto do mundo a média é de pouco mais de 10%



O Brasil é líder mundial no uso de fontes renováveis de energia. De acordo com os dados do Boletim de Economia e Política Internacional do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), hoje, 46% da energia consumida no país vem de fontes alternativas. A média em outros países é de apenas 13%.



O país só alcançou este estágio graças à produção de eletricidade por hidrelétricas, que corresponde a 15% do total de energia renovável, uso de lenha e carvão vegetal (comum nas termelétricas) que representa 12% e, sobretudo, à utilização de produtos da cana-de-açúcar que corresponde a 16%. Outras fontes renováveis de energia respondem por 3%. Já o etanol representa, hoje, mais de 90% do fornecimento mundial de biocombustíveis líquidos e é produzido, fundamentalmente, a partir da cana-de-açúcar.



Temas como este serão amplamente debatidos no 5º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece de 10 a 13 de agosto de 2010, na ExpoUnimed, em Curitiba. Neste período, palestrantes e painelistas do Brasil e de diversos países do mundo estarão transmitindo informações importantes sobre o atual estágio e perspectivas de energias renováveis em nosso planeta.



Juntamente com o Congresso, será realizada a 3ª BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível.



Segundo informações de Clóvis Rech, um dos organizadores do evento, o 5º Congresso Internacional de Bioenergia é o principal fórum sobre o aproveitamento racional de energias renováveis do Brasil e contará com a participação de empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais da área de biomassa, biocombustíveis, geradoras de energia e energias alternativas. “Em 2010, esperamos a participação de 1500 pessoas e nossa expectativa é que haja cerca de 500 trabalhos técnicos apresentados”, detalha Rech.



Já a Bio Tech Fair é a primeira feira exclusiva de energias renováveis do País, tem o propósito de reunir empresas com oferta de tecnologias para produção de energia renovável, com destaque para biomassa, biocombustíveis, em especial indústrias que produzem resíduos ligados ao segmento agrícola, florestal, cana e até lixo urbano. Também terão destaque energias renováveis como solar e eólica.



A feira contará com uma área de 6.500 m² para exposição, projeção de 6.000 visitantes técnicos do Brasil e exterior, além de trazer uma rodada internacional de negócios.



O programa completo do evento e detalhes da feira estão disponíveis no site www.bioenergia.net.br. A promoção é da Remade, com coordenação técnica da Renabio e organização da Porthus Eventos. Informações pelo fone 41 3329-0860 ou e-mail contato@bioenergia.net.br.



O IBFLORESTAS apóia a realização de eventos como o 5º Congresso Internacional de Bioenergia e é parceiro da revista Remade.







Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto!! O mudno precisa de pessoas assim!
    Volte sempre ao Abacaxoca!!
    Beijos,

    Letícia

    ResponderExcluir